Clareamento dentário

Mais e mais pessoas estão pagando para ter os dentes brilhantes e mais brancos. Mas será que clareamento dos dentes  é seguro? Aqui estão as respostas às perguntas mais comuns sobre o tratamento.

O que é clareamento de dentes?

Clareamento dos dentes envolve o branqueamento de seus dentes para torná-los mais claros. Clareamento dos dentes não pode fazer seus dentes branco brilhante, mas pode clarear a cor existente por vários tons.

Quem pode fazer clareamento dos dentes?

O General Dental Council, a organização que regula profissionais de medicina dentária no Reino Unido, decidiu que o clareamento dos dentes é uma forma de odontologia. Isso significa que você só deve ter seus dentes clareados por um dentista ou outro profissional da área odontológica, como um dentista ou terapeuta dental, sobre a prescrição de um dentista.
Alguns salões de beleza oferecem clareamento dos dentes, mas isso é ilegal se não há nenhum presente profissional da área odontológica, e pode colocar a sua saúde bucal em risco.
Você também pode comprar casa dentes branqueamento kits DIY mas estes também podem acarretar riscos.

O que acontece durante o clareamento dos dentes no dentista?

Se você tiver dentes clareados você vai precisar fazer várias visitas ao consultório odontológico durante um ou dois meses.
O dentista terá uma boa moldagem de seus dentes para fazer um protetor bucal e irá instruí-lo como usá-lo com um gel clareador. Em seguida, usando o seu protetor bucal em casa, você aplica o gel regularmente durante um período de tempo especificado mais de duas a quatro semanas. Alguns géis de branqueamento pode ser deixado por até oito horas de cada vez, o que encurta o período de tratamento para uma semana.
Outro tipo de sistema de dentes que um dentista pode proporcionar branqueamento é chamado branqueamento a laser, que é também conhecido como poder de branqueamento. Este é o local onde um produto de branqueamento é pintado sobre os dentes e, em seguida, uma luz ou laser é colocada sobre eles para ativar o branqueamento. Clareamento a laser leva cerca de uma hora.
Pode qualquer dentista clarear os dentes?

Sim, desde que sejam registrados com o CRO.
Para saber se um dentista está registrado com o CFO (Conselho Federal de Odontologia) você pode verificar on-line
E sobre kits de casa e salões de beleza para clareamento de dentes?

Como resultado da decisão do CFO você só deve ir a um profissional da área odontológica registrado para clareamento dos dentes, porque branqueamento por pessoas que não são qualificados, por exemplo, em salões de beleza, é ilegal. Kits de casa também apresentam riscos.
Quais são os riscos de kits de caseiros de clareamento?

Alguns kits caseiros não contêm o suficiente do produto clareador para ser eficaz. Mais geralmente, se um profissional da área odontológica não está fazendo o clareamento, o protetor bucal fornecido pode não encaixar corretamente de modo algum do gel clareador pode vazar para a gengiva e em sua boca, causando bolhas e sensibilidade.
Onde o clareamento dos dentes é realizado em salões de beleza por pessoal sem qualquer formação ou qualificações dentários não só traz um risco para a sua saúde oral, mas também é ilegal.

Como escolher o melhor sistema de clareamento dos dentes?

Seu dentista irá aconselhá-lo se o branqueamento é certo para você. Pode ser que o clareamento dos dentes não é adequado, por exemplo, se você tiver doença da gengiva ou coroas.
Encontre seu dentista mais próximo.
Que perguntas devo fazer ao dentista antes de ir adiante?

Não tenha medo de fazer perguntas simples sobre os tipos de tratamento de clareamento disponíveis, quais os resultados que você pode esperar e se o trabalho é garantido por um determinado período de tempo. Além disso, pergunte a eles o que eles consideram ser os riscos no seu caso particular, por exemplo, aumentando a sensibilidade dos dentes.
Tente conversar com outras pessoas que tiveram o mesmo tratamento, ou visitar um outro dentista para uma segunda opinião, até se sentir confiante. Sempre pedir um plano de tratamento por escrito e estimativa de preço antes de ir adiante.
É permanentes o clareamento dos dentes ?

Não, o clareamento dos dentes não é permanente. Ela pode durar de alguns meses a até três anos, mas isso varia de pessoa para pessoa. Geralmente, o efeito de clareamento não vai durar tanto tempo, se você fumar ou beber vinho tinto, chá ou café, que podem manchar os dentes.

Clareamento de dentes funciona em dentes falsos?

Não. Branqueamento não funcionará em dentaduras, coroas, enchimentos ou folheados.

Quais são os riscos de clareamento de dentes?

Não importa o tratamento que você usa, há uma chance de suas gengivas podem ser sensíveis aos produtos químicos utilizados no clareamento dos dentes, especialmente se você já tem dentes sensíveis. Há também a chance de queimaduras nas gengivas e de alguns dos kits de clareamento utilizados em casa podem prejudicar o esmalte dos dentes.

About the Author

Dr. Renato V. Vicente

Dr. Renato Vanzella Vicente - Cirurgião-Dentista com mais de uma década de experiencia em Protese sobre implantes ele é responsavel pelas políticas e metas para a prática e garante que todas as normas sejam cumpridas na Clínica de Implantes Dentários Maximplante.