Implante Dental X Ponte Fixa

Muitas pessoas que perderam um elemento dentário optam por uma ponte fixa, mas a ponte requer que sejam feitos preparos nos dentes vizinhos, desgastando-os e, às vezes, até necessitando que o canal seja obturado, tudo isso comprometendo dentes onde, na opção do implante, não seriam envolvidos. Estudos demonstram que em cinco a sete anos 30% destes dentes desgastados necessitarão restaurações ou até a troca do trabalho.

INSTALAÇÃO DO IMPLANTE

Normalmente todo procedimento é feito no ambiente de consultório dentário sob anestesia local. O leito ósseo é preparado com seqüencia de brocas e motor próprio para que o implante seja instalado rente ao osso. Um ou mais implantes serão instalados na seqüencia correta um a um. Em casos de extensões maiores de área cirúrgica ou enxertos pode ser indicado atendimento hospitalar sob anestesia geral, mas apenas em casos mais extremos, como implante de zigomático ou pacientes extremamente fóbicos. Normalmente quase todos os procedimentos, inclusive de enxertos podem ser feitos no próprio ambiente de consultório. Um pouco de dor, desconforto e até inchaço são normais na primeira semana, dependendo da extensão da cirurgia. Após uma semana os pontos serão removidos e em um ou dois dias a gengiva do paciente estará normal.

PERÍODO DE CICATRIZAÇÃO ÓSSEA

É o período em que se inicia logo após a instalação do implante e termina com quatro meses na mandíbula e seis na maxila, o implante cicatriza junto ao osso mas a remodelação (osseointegração) ocorrerá apenas após a instalação da coroa e restabelecimento da função de mastigação, onde haverá estímulo para a formação óssea ao redor do implante. Em casos de implantes de carga imediata este estímulo se faz logo nas primeiras horas da instalação do implante, mas algumas regras de instalação deverão ser seguidas e dependerá principalmente da qualidade óssea do paciente o que proporcionará um torque de instalação superior e possível instalação de prótese provisória imediata.

INSTALAÇÃO DE COMPONENTES PROTÉTICOS

A gengiva sobre o implante será removida e instalado um cicatrizador que ficará por uma semana e possibilitará a instalação do provisório enquanto o definitivo é confeccionado no laboratório.

CONFECÇÃO DA PRÓTESE

Iniciamos com a moldagem da gengiva e do implante, o componente protético definitivo será agora apenas instalado para a moldagem, esta será enviada ao laboratório de prótese de confiança do especialista e algumas sessões de idas e vindas fazer-se-ão necessárias até que a prótese finalmente esteja pronta. Esta poderá ser composta de diversos materiais dependendo da exigência estética do local ou mesmo das condições do paciente; porcelana pura, métalo-cerâmica, cerômero, resinas termo podem ser utilizadas dependendo do trabalho escolhido. Finalmente, a prótese será cimentada ou parafusada e a estética e função restabelecidas.

CUIDADOS COM SEU NOVO SORRISO

Algumas sessões serão necessárias para que o paciente aprenda a cuidar de seus implantes. Técnicas de higiene oral serão explicadas, bem como será feito um acompanhamento para observar se todos os cuidados estão sendo seguidos. Não devemos esquecer que a saúde dos implantes estará agora nas mãos do paciente. Visitas serão necessárias em intervalos de tempo determinados pelo especialista dependendo da habilidade e dedicação do paciente, o qual deve ser motivado sempre. As visitas se espaçarão mas nunca com mais de seis meses de intervalo, pois estas revisões serão necessárias para observação não somente da higiene mas também da função. Radiografias serão necessárias em algumas revisões para uma avaliação mais precisa.

COM UM SUCESSO DE MAIS DE 95% DOS CASOS EM 40 ANOS, OS IMPLANTES DENTÁRIO SÃO FREQÜENTEMENTE A MELHOR OPÇÃO DE TRATAMENTO PARA A REPOSIÇÃO DO ELEMENTO DENTÁRIO PERDIDO.

CONSIDERE O IMPLANTE DENTÁRIO UMA SEGUNDA CHANCE DADA A SEUS DENTES.

About the Author

Dr. Renato V. Vicente

Dr. Renato V. Vicente

Dr. Renato Vanzella Vicente - Cirurgião-Dentista com mais de uma década de experiencia em Protese sobre implantes ele é responsavel pelas políticas e metas para a prática e garante que todas as normas sejam cumpridas na Clínica de Implantes Dentários Maximplante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *